Páginas

maio 23, 2008

Energia...para quem?

Como será a vida daqui a alguns anos?
Pergunta difícil de ser respondida, não?!
Não sei se em algum momento da história ela tenha recebido uma resposta de maneira fácil.
Mas é importante eu falar o motivo pelo qual esta pergunta surge aqui neste blog. Ontem estava olhando algumas notícias na rede mundial e pude perceber o grande interesse que o biodiesel tem despertado no mundo. Vários países, tem observado a tecnologia do Brasil na fabricação de álcool, e mais recentemente a fabricação de biodiesel retirado de grãos como soja, milho, girassol, etc. Importante, o Brasil trabalha com álcool e alguma pequena extração de óleo de soja para biodiesel.
Até usar a cana de açúcar para fabricação de álcool combustível, estou plenamente de acordo. Agora, o problema que está se desenhando num futuro próximo é a utilização de alimento para fabricação de energia (combustível). É o caso dos EUA, que utilizam uma grande quantidade de milho para a fabricação do biodiesel, enquanto boa parte da população do munda passa fome!
E é nesse sentido que surge a pergunta, como será a vida no futuro? Pois, se pessoas estão morrendo aos milhares de fome no mundo, é possível que num tempo não tão distante falte gente para consumir a energia que se produz, pois falta a energia para a vida do humano!
Fica aqui uma reflexão e algumas palavras que manifestam a minha preocupação com aqueles que passam fome e o repúdio a aqueles que preocupam-se em super-explorar o planeta em prol de um discurso desenvolvimentista e globalizante!
Abraços

Nenhum comentário: