Páginas

maio 31, 2008

Eu te desafio! Será que consegue? Então prova....

Olá pessoal!
Como vocês já devem ter percebido tenho me dedicadoa pensar e falar sobre leitura neste blog, com o objetivo de incentivar este hábito. Penso que um povo pode mudar sua história não só por meio de revoluções sangrentas e guerras, mas na revolução de hábitos, como por exemplo o da leitura.
Ler, como a publicidade refere "é um exercício". E o mais fantástico nisso é que quando a pessoa começa a ler, apesar de ser um pouco "chato" no início, com o tempo ela não consegue ficar um dia sem ler alguma coisa, nem que seja a bula de uma medicamento as intruções do rótulo do sabonete líquido, enfim, juntar palavras, frases, dando sentido a vida, ao pensamento, ao tempo.
Logicamente é difícil fazer com que as pessoas comecem a ler, sobretudo, pelo fato da existência da televisão. O grande problema é que a tv aberta a que a maioria da população tem acesso e muito pouco culta. Existem alguns programas que passam em horários não tao provilegiados que são cultos, informativos e que propõe alguma reflexão, no mais, telenovelas, filmes de alguns anos atrás, futebol..., enfim uma programação "medíocre" que pouco auxilia para a reflexão. Mas, como é para entreter e a pessoa não precisa fazer muita coisa, a não ser piscar, olhar a tela e ouvir!
O livro não é assim. Seja ele qual for, técnico, literário, romance, ficção, histórico, biográfico, enfim, ele exige do leitor uma série de exercícios. Virar as páginas, lê-las, imaginar os cenários, os personagens, as histórias, as vozes, as cores, os cheiros..., portanto o leitor precisa ser ágil, hábil, assim o livro vai se tornando cheio de sabores. O cérebro se exercita, desenvolve-se. O pensamento daquele que lê fica ca da página mais ágil, "pronto para o combate", a escrita daquele que lê é cheia, rebuscada, afinal as palavras estão constantemente sendo exercitadas no cérebro, na sua memória, no seu pensamento, sem contar que as histórias, os contextos proporcionam emoções.
Se acontece tudo isso e muito mais, qual o motivo que você lê tão pouco? ou quase não lê?
Eu te desafio... proponho, para aqueles que pouco lêem, que escolham um livro, aquele que preferirem, e que vocês leiam de 3 a 5 páginas por noite. Sim, desliguem a televisão por trinta minutos, leiam, manipulem o livro e seus pensamentos. No início não vai ser assim tão gostoso ou prazeroso, mas não desanime, insista, afinal, mudar um comportamento não é assim tão fácil. Garanto que que fizer isso, em pouco tempo estará ansioso para a noite chegar e pegar o livro. O passo seguinte é o livro estar sempre à mão!
Então..., aceitas o desafio? Você só não vai conseguir se não tentar!
Abraços e boa leitura!

Nenhum comentário: