Páginas

abril 29, 2008

Ainda sobre Esaú!!!

Se você acompanhou o post anterior contei a história apresentada no programa do Fausto Silva no domingo que passou. Ahistória de Esaú o garoto que foi aprovado no vestibular de medicina e suas circunstâncias.
Bem, naquele post me dediquei a apresentar a história e fazer alguma referência à importância da educação. Hoje gostaria de refletir um pouco mais, sobretudo pensando nos meus alunos, antigos colegas universitários e conhecidos que estudam, estudaram e por mais difícil que sejam as possibilidades para estudar, esta prática é corrente para estes, é um fazer cotidiano desde tenra idade. Mas a questão não é esta, o fato é que muitos deste que conheço não valorizam, não gostam, não enchergam função na educação e estes serão o futuro!
Caramba, como isso pode acontecer! Passam uma vida toda na escola, depois na universidade e ainda pensam que estudar é coisa chata, desnecessária! Onde está o problema?
Bem se tomarmos como referência a história de Esaú veremos que o cerne da questão reside a família, no incentivo, na oportunidade, no desejo e no exemplo. Mas será que os pais de meus alunos, de meus colegas, não incentivam, não motivam, não dão exemplo? Mas eles se sacrificam para pagar a faculdade?!
Talvez esses pais que falo não tenham uma coisa que na família de Esaú sobra, o amor, o afeto, o carinho, a união e a esperança, a crença de que estudando a vida pode ser diferente, e como diz o pai de Esaú "estamos no caminho do sucesso". Eles acreditam na educação como possibilidade de vencer. E cada dia mais acredito que este seja o caminho mesmo, o caminho que possibilita crescer culturalmente, mentalmente, criticamente.
Quando ouço histórias comoa de Esaú e sua família, minhas esperanças se renovam por perceber que não estou só neste fazer, nesta prática, nestes sonho de um mundo melhor, sendo a educação o caminho. É uma pena que neste sonho aparece com força o exercício do poder e a luta de alguns em exercer esse poder ao máximo possível, máximo que só se conhece pelo exercício, pela sua prática.
Mas, mesmo que seja assim, a educação possibilita que tal exercício seja praticado por todos aqueles que conhecem, que sabem, que tem cultura, sabedoria e para isso retorna a necessidade de educação, seja formal, informal, autodidata, enfim, conhecimento!
Fica o convite, vamos ler livros, desligar a TV, por apenas 30 minutos por dia, para que possmos devorar livros, palavras, páginas, e fiquemos nutridos de conhecimento!
*Foto da pintura - "Leitura" de Renoir.
PS: Neste sentido estou amadurecendo uma idéia, um projeto, ele versa, ou melhor visará estimular a leitura, o obejtivo é deixar livros pela cidade com um folder explicativo que em síntese dirá - "LEIA O LIVRO, PREENCHA A FICHA NO FINAL DO MESMO E DEPOIS DEIXE-O PARA QUE OUTRA PESSOA SINTA PRAZER AO LER, PARTICIPE DESTA CORRENTE!"
A FICHA NO FINAL DO LIVRO É O DIÁRIO DE VIAGEM DESTE LIVRO.
Estou colocando aqui meu projeto, pois se for plagiado poderá sair ou ser executado antes que eu o faça e isso me deixará feliz!
Abraços

Nenhum comentário: