Páginas

abril 18, 2008

Reflexões sobre o Álcool

Olá Pessoal!
Faz alguns dias que não escrevo, o tempo anda fugindo...
Agora são 23:39 de sexta-feira. Hoje fiz uma pequena viagem de minha cidade até uma cidade próxima, fazem algumas horas e me deparei com um local que passei por muitas vezes, mas hoje, talvez em função do horário que tenha passado (próximo das 19:30) ele me chamou a atenção.
Este lugar, trata-se de um bar na beira da estrada, localizado no andar térreo de uma casa mista (alvenaria e madeira). Em frente ao bar um redutor de velocidade (lombada). Por muitas vezes passei neste bar e não tinha me ocorrido o pensamento que me ocorreu hoje.
Pude observar, durante o curtíssimo espaço de tempo de passar a lombada vagarosamente com meu carro, que uma grupo de 4 a 7 homens estava no interior deste bar, bebendo, tomando um gole, aperitivando, enfim, consumindo álcool.
Ao observar essa cena, me ocorreu que estes homens, possivelmente estariam dirigindo-se para suas casas no final de um dia de trabalho. Mas o hábito, o prazer, o vício, os fez parar no bar tomar um trago. Que coisa engraçada, ouvimos falar muito através da mídia, do grande problema que assola a humanidade hoje, a droga (ilícita - maconha, cocaína, crack...) porém pouco e nada é dito sobre o álcool que destrói com os indivíduos, com seus lares, com suas famílias...
Enquanto pensava nestas coisas, me ocorreu uma lembrança. Há poucos dias fui ao mercado fazer compras cotidianas (pão, leite, suco, frutas...) e ao passar pelo setor de bebidas observei um repositor abastecendo a prateleira das cervejas. Pensei: "quantos litros dessa bebida e do álcool que a acompanha é consumido nesta cidade, no Estado, no país, no Mundo?" Bebida que é o centro de festas, comemorações, desilusões, medos, raiva. Como diz o ditado a tudo se dá uma razão/explicação para beber?
Que falta é essa que faz com que os seres agridam e auto-agridam lentamente em seus goles quinzenais, semanais, diários?
De que forma podemos mudar essa "regra" de adição que estamos vivendo?
Onde vamos chegar com isso?
E mais, vamos continuar falando somente do traficante, do drogadito (ilícito), das drogas ilícitas e assistindo a morte e a falência de indivíduos, lares e famílias em função do gole?
Será que o foco das comemorações, das festas vai continuar sendo a bebida, o álcool?
Reflexões amigos, reflexões sobre o álcool...
Talvez um pequeno foco de resistência...
Abraços a todos!
23:55

Nenhum comentário: