Páginas

abril 28, 2008

Esaú - Uma história de lutas e conquistas!!!

O post de hoje vai tratar da história de Esaú. Calma, não se trata da história bíblica dos irmãos Esaú e Jacó, mas da história de um garoto cearense que foi aprovado no vestibular de medicina da universidade estadual do Ceará em primeiro lugar. Não fosse o lugar e a família de onde ele saiu, consideraria algo natural, mas feitos como o desse garoto precisam ser reverenciados e falados sempre para que se tornem exemplos. Deixe-me contar um pouco da história para que possa apresentar minha reflexão.
Esaú, mora com seus pais, uma dona de casa que conseguiu concluir o ensino médio e até entrou na faculdade mas precisou parar de cursar em função da falta de dinheiro para manter. Seu pai, um roceiro que leva a vida plantando aquilo que sua família consome. Ah! não podemos esquecer do filho Jacó, o mais velho dos dois. A renda familiar, algo em torno de R$ 140,00 mensais, parte vem da venda de perfumaria que a mãe faz como "consultora" da AVON, e outra parte do Bolsa Família.
A residência fica no meio do "nada" no interior do Ceará. Casa humilde, hoje de material, mas durante muito tempo foi de madeira. Em seu interior uma pequena cozinha, um banheiro, e os quartos. A energia elétrica é suficiente para que se possa enxergar a noite, mas precária. Não preciso falar que é uma estrada de terra que se transforma em lamaçal quando chove.
Se parassemos por aqui na história e eu não tivesse referido no início que Esaú foi aprovado no vestibular de medicina, naturalmente vocês estariam pensando que se trata de uma história de trabalho infantil, ou qualquer coisa do gênero. Mas é o contrário, trata-se de um exemplo para todos nós. Exemplo que precisa aparecer na mídia, para que possamos mudar o nosso país, mudança que só acontecerá com a Educação. Mas deixe-me continuar com a história.
Esaú e seu irmão, sempre foram incentivados pelos seus pais a estudar. Os pais sempre falaram a eles que a educação é o único meio de melhorar de vida e os irmãos acreditaram nas palavras dos pais. Lembre-se, a mãe havia estudado, o pai apenas fez o ensino fundamental, mas ambos tinham um hábito, ler, o pai lia a bíblia e foi incrível ouví-los falar, frases construídas de uma maneira que dá inveja a muito professor, uma organização de pensamento admirável.
Como a escola era fundamental, os pais nunca deixaram os meninos trabalharem na roça, se sacrificavam, mas educar os filhos é lhes dar possibilidade de crescer, de se desenvolver e foi o que fizeram, trabalhavam, lutavam para que seus filhos pudessem estudar e foi o que os garotos fizeram e muito bem.
Esaú sem cursinho pré-vestibular foi aprovado em primeiro lugar em medicina na Universidade Estadual do Ceará, passou ainda no vestibular de farmácia e de engenharia química. Seu irmão cursa Ciências Sociais e seus pais dão uma lição para todos nós. Ensinaram seus filhos a batalhar, a estudar, e ser alguém com educação. Deram a eles o maior capital que uma pessoa pode ter, cultura, informação, educação. Lutaram, bravamente e como disse o pai, "estamos no caminho para o sucesso".
Esaú, agradece aos pais a garra que tiveram e tem para que os filhos estudem, tem uma relação linda com eles e com o irmão, lembra dos amigos de turma, dos locais onde faz estágio, enfim, não passa por cima de ninguém em função de suas conquistas. É uma família que é atendida pelos benefícios do governo federal, mas não vive em função de projetos assistencias. Com dignidade, e sabedoria invejáveis, educaram seus filhos, e trouxeram neste domingo uma mensagem e ensinamento incrível para que as famílias busquem na educação o "remédio" aos males, a "cura" para a ignorância e a medalha da vitória!
Parabéns Esaú, parabéns aos pais de Esaú. Viva à Educação, o caminho para desenvolver o mundo de maneira sustentável.
Abraços a todos!

Nenhum comentário: