Páginas

abril 08, 2008

As (In)formações da Mídia

Olá pessoal! Fazem alguns dias que não escrevo neste espaço, mas as atividades estavam tomando todo o tempo disponível!
Na última semana a mídia tem inundado nossas casas com a morte de Isabella. A sensação que eu tenho é que a mídia, a população em geral quer achar um culpado para que a ansiedade e a raiva generalizada diminua. Não estou dizendo om isso que não fiquei horrorizado com o que aconteceu, o que quero refletir é esse movimento da mídia de buscar incessantemente um culpado ou até mesmo construí-lo. Não acho que a polícia está errada ao prender o pai e a madrasta, se isso foi feito para facilitar as investigações, que assim seja, porém a mídia pega idéias, partes de fatos, partes de discurso e vai elaborando, sugerindo, construindo uma idéia para a massa. Hoje considero a prisão do pai e da madrasta uma forma de garantir a sua vida, sim, porque, ainda que a polícia apareça alguns segundos em entrevistas falando que não se deve julgar antes que as análises e investigações tenham terminado, a população acabaria com a vida dos dois pelo construção feita pela mídia.
Esse movimento eu considero muito ruim, porém, consumimos isso sem reflexão, sem discussão e vamos seguindo. Uma mídia ética informaria os fatos, daria voz às partes sem incluir suas interpretações. Eis a questão a interpretação que a mídia faz dos fatos e divulga para a população! Na minha concepção a mídia deveria apresentar o fato o mais próximo dele, onde a interpretação seria de cada um que consome tal informação, mas não, consumimos interpretações e estas não apresentam rigor: como foi construida; porque dessa forma e não de outra; em que circunstâncias, etc.
Mas já que é assim, convido à sociedade para que reflita, discuta as (in)formações que a mídia apresenta.
Bom dia a todos!

Nenhum comentário: